O trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio

Instituto Doméstica Legal - Estadão

O presidente da ONG Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, distribuiu nesta quinta-feira (13), nota em resposta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para lembrá-lo de que “nos últimos anos a empregada doméstica passou a ter os mesmos direitos do trabalhador de uma empresa”, “o trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio” e “para chamar atenção para o aumento da informalidade no setor”.

Na quarta-feira, Paulo Guedes avaliou como positivo o patamar alto do dólar e, dentre seus argumentos, disse que quando a moeda norte-americana estava num valor mais baixo todo mundo estava indo para Disneylândia, inclusive empregada doméstica, “uma festa danada”.

O instituto diz na nota que a garantia de igualdade de direitos à categoria veio com a aprovação da PEC das Domésticas, que ajudou a diminuir “a cultura escravagista e patriarcal que infelizmente ainda existe” no país.

“Sr. Ministro Paulo Guedes, gostaríamos também de chamar atenção para um equívoco na sua fala. Infelizmente, o trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio. Muitas trabalhadoras viajam a trabalho, a maioria são babás, com a passagem custeada por seus empregadores, ganhando adicional de viagem, que hoje é garantido por lei. Ficaríamos felizes se essa fosse a realidade de todos os brasileiros”, escreve Avelino.

Confira a matéria completa!

Compartilhe: